Latitudes e longitudes compõem o sistema de coordenadas geográficas. Elas são fundamentais para a localização exata de pontos na superfície do planeta Terra.
"Latitude e longitude são distâncias que permitem a localização de qualquer ponto na superfície do planeta Terra. Elas formam o sistema de coordenadas geográficas, e correspondem à distância em graus medida com base na Linha do Equador, no caso da latitude, e no Meridiano de Greenwich, no caso das longitudes. Além de indicarem o posicionamento, a latitude é importante para a demarcação das zonas térmicas do planeta Terra, enquanto as longitudes são utilizadas na determinação dos fusos horários."
Fusos horários
Os fusos horários são um sistema formado por faixas longitudinais, estabelecidas ao longo de toda a superfície terrestre, que possibilita a organização horária das diferentes localidades do globo. As faixas de fuso horário, o qual corresponde a uma hora, possuem 15° cada. Logo, o planeta, que tem 360°, apresenta 24 faixas de fuso horário, cada uma relativa a uma hora do dia civil.
O marco inicial do cálculo dos fusos horários no mundo é o Meridiano de Greenwich. Logo, a partir desse referencial, a hora global é calculada. O Brasil, por exemplo, possui quatro faixas horárias, ou seja, quatro fusos.
O que são fusos horários?
Os fusos horários são um sistema que demarca as horas oficiais das diferentes localidades do globo. Cada fuso horário é delimitado por meio de duas faixas longitudinais, nas quais há a ocorrência de uma hora específica, diferente das outras faixas.
Assim, os fusos horários foram estabelecidos conforme a divisão da esfera terrestre, que possui 360°, em faixas de 15° de longitude, sendo que cada faixa refere-se a um fuso horário. Sendo assim, a soma das faixas longitudinais relativas a todo fuso horário corresponde a 24 horas, ou seja, à duração do movimento de rotação terrestre e, consequentemente, de um dia civil.
Fusos horários no Brasil
O Brasil, em razão da sua extensão longitudinal, possui quatro fusos horários. A divisão dos fusos horários que ocorrem no Brasil, sempre em relação ao meridiano de referência, está estabelecida atualmente da seguinte forma:
UTC+2: estabelecido nas ilhas oceânicas brasileiras, localizadas no Atlântico, com destaque para a ilha de Fernando de Noronha, no Pernambuco.
UTC+3: definido para as regiões Sul, Sudeste e Nordeste, além do Distrito Federal e dos estados de Goiás, Amapá, Pará e Tocantins. Esse fuso corresponde ao chamado Horário de Brasília, ou seja, estabelece a hora oficial do Brasil.
UTC+4: delimitado nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, além da maior parte do estado do Amazonas.
UTC+5: corresponde ao estado do Acre e ao extremo oeste do estado do Amazonas.
O Tempo Universal Coordenado, abreviadamente UTC (do inglês Coordinated Universal Time), também conhecido como tempo civil, é o fuso horário de referência a partir do qual se calculam todas as outras zonas horárias do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário